O novo ano traz consigo uma nova edição dos ArchDaily Building of the Year Awards 2026, e o Sétimo Ano de Praia integra a selecção de obras a votação.
Tal como todos os projectos publicados na plataforma ao longo do último ano, a obra está elegível para ser nomeada na categoria de Hospitalidade, reflectindo o panorama contemporâneo da arquitectura a nível internacional.
Durante a fase de nomeação, qualquer pessoa pode registar-se gratuitamente na plataforma da ArchDaily e nomear um projecto por categoria (publicado pela primeira vez entre 1 de Janeiro de 2025 e 31 de Dezembro de 2025). Esta fase decorre de 27 de Janeiro a 10 de Fevereiro, até às 18h00 (EST). Após este período, cinco projectos por categoria avançam para a fase de finalistas, que decorre de 11 a 18 de Fevereiro, até às 18h00 (EST). O projecto vencedor será anunciado a 19 de Fevereiro de 2026.
Se quiser participar na votação para a selecção dos 5 finalistas desta categoria, que decorre até 10 de Fevereiro, basta ter uma conta na plataforma e clicar no link abaixo.
A nossa obra Casa Fonte foi publicada hoje na plataforma internacional ARKITECTUREONWEB, na sua secção dedicada a projectos de arquitectura contemporânea.
Como o título “Casa Fonte: due case, una sola anima” sugere, o artigo sublinha a ideia de unidade que estrutura o projecto, apesar do seu programa assentar no desenho de duas habitações independentes.
No texto introdutório, Maria Rosa Margiotta descreve o projecto a partir da sua lógica compositiva e volumétrica, destacando a clareza formal e o processo de subtracção da massa construída:
“La volumetria nasce dall’idea di una massa compatta scolpita attraverso sottrazioni geometriche: piccoli parallelepipedi che segnalano eventi come ingressi, terrazze e balconi. I vani finestra quadrati, allineati al filo interno dei muri, interrompono la regolarità con precisione. La copertura a doppia falda ruotata di 45° introduce una dinamica formale che valorizza l’angolo del lotto, adeguandosi alle altezze degli edifici adiacenti e dialogando con la volumetria urbana.”
A publicação que apresenta o projecto através do texto descritivo e do registo fotográfico de Ivo Tavares, integrando a Casa Fonte numa selecção internacional de obras recentes, pode ser lida na íntegra aqui.
A plataforma ILLUSTRARCH publicou hoje uma entrevista dedicada ao percurso da Lousinha Arquitectos, destacando os vinte e cinco anos de actividade do atelier e a forma como temos procurado construir uma prática que cruza a investigação, o desenho e o pensamento sobre o habitar.
No artigo, revisitamos a origem do atelier e algumas das experiências que marcam o nosso percurso: da aprendizagem com o arquitecto Fernando Távora à relação constante com o meio académico, passando pelos projectos que, ao longo dos anos, têm permitido aprofundar um entendimento da arquitectura como acto de diálogo com quem a habita e com a paisagem colectiva de que passa a fazer parte.
Veja a publicação aqui.
Preparando uma surpresa que o próximo ano nos trará, nem a Margarida faltou à visita à Casa de Férias de Vascoveiro. Este foi o primeiro projecto assinado por nós, há trinta anos.
Uma obra de escala contida, que transformou um velho lagar abandonado numa casa de férias. Este projecto viria a ser seleccionado pela Ordem dos Arquitectos para integrar a exposição Geração 90, dedicada a destacar a produção arquitectónica emergente dessa década.
Reencontrar este lugar foi a oportunidade de revisitar o início do nosso percurso e a nossa forma de olhar a arquitectura: na relação com a pré-existência, no cuidado pelo detalhe e na vontade de transformar com respeito.
(Fotos: Federica Parlato)
Cinco anos depois da inauguração, o Sétimo Ano de Praia volta a ser notícia.
Distinguido com o Prémio Municipal de Arquitectura António Carriço - I Edição (excepcionalmente para obras concluídas no concelho de Ílhavo entre 2019 e 2023) o projecto foi agora publicado no ArchDaily.
Vejam a publicação no ArchDaily em português, ou em inglês.
É com satisfação que partilhamos que a nossa obra na Praia Velha, na Barra, foi indicada pela Comissão de Selecção para a II Edição do Prémio Municipal de Arquitectura de Ílhavo (2025).
Este prémio, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, tem como objectivo reconhecer e valorizar a qualidade da arquitectura realizada no concelho. O júri da presente edição será constituído por representantes da Câmara Municipal de Ílhavo, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.
A nomeação da nossa intervenção é, para nós, motivo de honra.
Agradecemos a todos os que contribuíram para tornar esta obra possível — cliente, equipa técnica e construtor.
Actualizamos a nossa página de projectos com a mais recente reportagem fotográfica da última obra concluída para o Grupo Arliz, vista pelos olhos do Ivo Tavares.
Nesta entrevista, realizada a pedido da Contraste, falámos de algo que raramente existe no acto criativo em arquitectura: tempo. O Estádio Residence beneficiou de um processo longo, que nos permitiu testar, rejeitar e redefinir ideias — maqueta após maqueta — até chegarmos a um edifício contido na forma, mas claro no conceito.
Falámos também de muitos outros temas, relacionados com este projecto em particular, mas também com a nossa forma de ver e fazer arquitectura.
Iremos actualizando este post à medida que forem sendo divulgados novos reels da entrevista pela Contraste.
Convidámos o Ivo Tavares para registar mais uma obra nossa. Assim, no passado dia 24 de Abril, tivemos o prazer de o receber na Assembleia da Granja, para a realização de uma reportagem fotográfica completa. O olhar atento e sensível do Ivo vai, finalmente, ajudar-nos a revelar um dos mais recentes trabalhos do nosso atelier.
Brevemente, partilharemos o resultado deste trabalho no nosso site e nas redes sociais. Fiquem atentos!
Foi com enorme prazer que aceitámos o convite da Prof. Daniela Ladiana para integrar em curto ciclo de palestras "DESIGNING AND BUILDING FOR CONTEMPORARY LIVING IN PORTUGAL. FOUR ARCHITECTS” .
Integradas no curso "Materials and Design of Construction Elements A” do Master em Arquitectura da Universidade G. D’Annunzio of Chieti and Pescara (Laboratory C).
Os outros três arquitectos portugueses que fazem parte deste ciclo são Guilherme Machado Vaz, Filipe Magalhães e Helder Casal Ribeiro.
Desenhar o novo espaço da Livraria Bertrand, em pleno coração da cidade de Aveiro, no mesmo edifício onde estamos sediados foi uma feliz coincidência e um enorme prazer.
Inaugurado em 1949 e da autoria do arquitecto Raul Rodrigues Lima, o Cine-Teatro Avenida confunde-se com a história da cidade e será para sempre recordado por ter acolhido em Abril de 1973 o III Congresso da Oposição Democrática, um momento marcante na luta contra a ditadura.
A nossa intervenção quis sobretudo respeitar a memória do antigo Cine-Teatro, recuperando a dignidade do foyer principal com pé-direito duplo, a materialidade das suas escadas, as colunas em escaiola, o cuidado acabamento dos seus tectos e sancas e ainda a recuperação da cafetaria no piso do primeiro balcão. Um espaço de cultura que renasce. Um projecto com memória. Associar o nome da Lousinha Arquitectos ao da livraria mais antiga do mundo com esta intervenção que hoje abriu portas é um enorme privilégio.
No passado fim de semana, a Casa da Cultura de Ílhavo foi o palco da cerimónia da primeira edição do “Prémio Municipal de Arquitectura António Sarrico”. Nesta primeira edição, o prémio que incidiu, excepcionalmente, sobre as trabalhos terminados entre 2019 e 2022 (inclusive), a nossa obra na Praia da Barra foi a vencedora.
As menções honrosas foram referentes a duas habitações unifamiliares, uma na Gafanha da Nazaré, da autoria do Atelier Pedrus, sob responsabilidade do Arquitecto Pedro Naia, e outra em São Salvador, da autoria do Atelier M2Senos, sob responsabilidade do Arquitecto Ricardo Senos.
As distinções foram atribuídas não apenas aos autores de projecto de arquitectura, mas também aos donos de obra e aos representantes das entidades executantes.