No final do primeiro ano do Curso de Arquitectura, Paulo Lousinha entra para o escritório do arquitecto Fernando Távora e José Bernardo Távora, pela mão do último, então seu professor, acompanhando toda a formação escolar com a prática profissional.
Em 1995 inicia actividade profissional independente em escritório próprio, primeiro como profissional liberal, em Vila Nova de Gaia, mais tarde, criando a empresa Lousinha Arquitectos, Arquitectura e Comunicação, Lda, em Aveiro. Entre obras e projectos, a lista de trabalhos ultrapassa os trezentos e quarenta registos, com intervenções espalhadas pelo território a norte do Mondego, mas com particular presença na área metropolitana do Porto.
Em 2000 vê um trabalho seu ser seleccionado para a exposição itinerante GERAÇÃO 90, uma mostra de obras de arquitectos licenciados na década, da responsabilidade da Ordem dos Arquitectos, cujo comissário foi o arquitecto João Belo Rodeia, com o projecto da Casa de Férias em Vascoveiro, (1995/1999).
Em 2001, foi premiado com menção honrosa pelo terceiro lugar no Concurso Público de Ideias para a Elaboração do Plano de Pormenor da Barra Sul, Ílhavo.
Em 2004, recebe a encomenda para a intervenção no Programa GAIAPOLIS na coordenação e concepção da Ligação da Marginal para Sul - VL1, Restaurante / Lota da Plataforma do Porto de Pesca da Afurada e Arrumos de Aprestos de Apoio à Actividade Piscatória.
Igualmente em 2004, inicia actividade docente na Escola Superior Artística do Porto que exercerá por um período de 12 anos no Curso Superior de Arquitectura leccionando a disciplina prática de Arquitectura do 5º ano.
Em 2007, está presente na exposição “AMP/AML XXI”, da Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa 2007 com a obra dos Aprestos de Pesca da Afurada, integrada no programa POLIS de Gaia.
Em 2009 é seleccionado para a exposição promovida pelo Núcleo de Arquitectos de Aveiro (NAAV) com a colaboração da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) representado com as obras Armazéns de Aprestos na Afurada e a Casa Rui Leal, Irivo, Penafiel.
Em 2012 o Edifício MPA é um dos 70 finalistas do prémio “Edifício do Ano 2012”, promovido no site ArchDaily. A mesma obra é seleccionado para a quarta edição da Habitar Portugal, comissariada por Susana Ventura, Maria Rita Pais e Rita Dourado.
É desde Dezembro de 2012 investigador no CIAMH (Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.
: 1965 Paulo Lousinha nasce em Aveiro a 9 de Dezembro
: 1970 Vai viver para o Porto onde faz todo o seu percurso escolar
: 1990 Colabora durante cinco anos com Fernando Távora e José Bernardo Távora
: 1995 Licencia-se em Arquitectura pela FAUP
: 1995 Inicia actividade como profissional liberal
: 1999 Regressa à cidade natal
: 2001 Funda a empresa Lousinha Arquitectos
Constituição actual da nossa equipa
: Marisela Espadilha
: Paulo Moreira
: Henrique Cunha
: Alexandra Areias *
: Iva Lemos *
: Carla Tomás *
: Raquel Ramalheira
: Pedro Pimentel *
: Pedro Jordão
: Bruno Vieira
: Diogo Martins **
: Marco Capela
: Mariline Capela **
: Carolina Conde
: Joana Lopes
: Matteo Losurdo
: Barbora Simova
: Bernardo Neves
: Shen Qian
: Elisa Lousinha
: Chiara Ceroni
* Projectos GAIAPOLIS
** Estágios ESPROSER