Foi com enorme prazer que aceitámos o convite da Prof. Daniela Ladiana para integrar em curto ciclo de palestras "DESIGNING AND BUILDING FOR CONTEMPORARY LIVING IN PORTUGAL. FOUR ARCHITECTS” .
Integradas no curso "Materials and Design of Construction Elements A” do Master em Arquitectura da Universidade G. D’Annunzio of Chieti and Pescara (Laboratory C).
Os outros três arquitectos portugueses que fazem parte deste ciclo são Guilherme Machado Vaz, Filipe Magalhães e Helder Casal Ribeiro.
Desenhar o novo espaço da Livraria Bertrand, em pleno coração da cidade de Aveiro, no mesmo edifício onde estamos sediados foi uma feliz coincidência e um enorme prazer.
Inaugurado em 1949 e da autoria do arquitecto Raul Rodrigues Lima, o Cine-Teatro Avenida confunde-se com a história da cidade e será para sempre recordado por ter acolhido em Abril de 1973 o III Congresso da Oposição Democrática, um momento marcante na luta contra a ditadura.
A nossa intervenção quis sobretudo respeitar a memória do antigo Cine-Teatro, recuperando a dignidade do foyer principal com pé-direito duplo, a materialidade das suas escadas, as colunas em escaiola, o cuidado acabamento dos seus tectos e sancas e ainda a recuperação da cafetaria no piso do primeiro balcão. Um espaço de cultura que renasce. Um projecto com memória. Associar o nome da Lousinha Arquitectos ao da livraria mais antiga do mundo com esta intervenção que hoje abriu portas é um enorme privilégio.